Em meio a uma guerra, em algum lugar que poderia ser um deserto, há dois buracos. Nos buracos, dois soldados. Eles são inimigos. Sem poderem sair do lugar, eles são obrigados a conviver com o perigo, que está ao lado. Mas será que ele é tão perigoso assim? Será que tudo aquilo que contaram é verdade? De maneira lúdica e divertida, esses soldados vão se surpreender com o que está do outro lado do front.

“O Inimigo” é um espetáculo que traz uma pertinente reflexão sobre nossos tempos atuais, usando como metáforas as incoerências de uma guerra. A história do espetáculo, que é baseada no livro de Davide Cali, traz esse intrigante universo de uma forma clara e sensível, numa linguagem que dialoga com crianças e adultos. Os soldados, cada qual em seu buraco no campo de batalha, alimentam estereótipos de seus adversários, acusando-os de fazerem os piores feitos possíveis. Cada qual defendendo sua causa, eles foram condicionados a seguir as regras que estão em seus Manual de Guerra, a fim de vencer a crueldade e maldade do oponente. Exaustos pela batalha e presos em seus “mundos”, eles começam a se questionar sobre a vida, as consequências da situação e até sobre os motivos que os levaram até ali. Todo o enredo se concentra numa questão simples que intriga adultos e crianças: afinal, quem é o inimigo?

Ficha Técnica

DIREÇÃO: Val Pires

DRAMATURGIA: Leandro Ivo, Val Pires e Vivi Gonçalves

ELENCO: Leandro Ivo e Thiago Ubaldo

TRILHA SONORA ORIGINAL: André Grynwask

ILUMINAÇÃO: Rodrigo Palmieri

CENÁRIO, FIGURINO e ADEREÇOS: Helô Cardoso e Leandro Ivo

ASSISTENTE DE CENÁRIO, FIGURINOS e ADEREÇOS: Gabriela Fuziyama

COSTUREIRA: Rosimeire Santos Souza

FOTOS: Fernanda Oliveira, Cacá Bernardes e Rodrigo Palmieri

VÍDEO: Bruta Flor Filmes

ASSESSORIA DE IMPRENSA: Miriam Bemelmans

PRODUÇÃO: Fulano’s Produções Artísticas


DURAÇÃO: 47 minutos
CLASSIFICAÇÃO: Livre

INDICAÇÃO: Crianças a partir de 6 anos

Breve Histórico

O Espetáculo realizou sua temporada de estreia no Centro Cultural São Paulo, e foi contemplado pelo ProAC - Circulação de Espetáculos Infantis 2016, e circulou em um projeto poético​-histórico por 10 cidades que batalharam na Revolução de 1932. Já se apresentou no SESC Ribeirão Preto e Campinas. Foi selecionado para a Mostra SESC Cariri de Culturas 2017, para o 45º FENATA 2017 (onde conquistou os prêmios de Melhor Cenário, Iluminação e Ator), e também para o 25º FENTEPP 2019 (Festival Nacional de Presidente Prudente). Participou do Circuito Cultural Paulista, e cumpriu temporada no Teatro Paulo Eiró em 2018. Integrou a Mostra "Sonhos em Tempos de Guerra" (32ª Edição do Fomento ao Teatro) com uma temporada no Teatro Décio de Almeida Prado em 2019.

CONTATOS:

 +55 (11) 98260-1429 com Rodrigo Palmieri / + 55 (11) 96660-1552 / contato@republicaativa.com.br

Rua Capitão Sérvio Rodrigues Caldas, 325 - Vila Dom Pedro II - São Paulo/SP - CEP 02244-040

© 2016 by FULANO'S PRODUÇÕES ARTÍSTICAS. Todos os direitos reservados!

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Twitter - Black Circle